sábado, 2 de dezembro de 2006


5
O Esposo
1 Entro no meu jardim, minha irmã, minha esposa.
Colho a minha mirra e o meu bálsamo, como o favo com o mel e bebo o meu vinho com o meu leite.
Comei, amigos, e bebei, inebriai-vos, caríssimos.

A Esposa
2 Eu durmo, mas o meu coração vela.
Eis a voz do meu amado que bate.

O Esposo
Abre-me, minha irmã, minha amiga, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está coberta de orvalho e os anéis dos meus cabelos cheios de gotas da noite.
3 Tirei a minha túnica; como irei vesti-la novamente?
Lavei os meus pés, porque hei-de tornar a sujá-los?
4 O meu amado meteu a mão pela abertura da porta e o meu coração estremeceu.
5 Levantei-me para abrir ao meu amado; as minhas mãos destilam mirra e os meus dedos impregnaram-se da mirra mais preciosa sobre a aldrava da fechadura.
6 Abri a porta ao meu amado, mas ele já se tinha ido, já tinha desaparecido.
Ao ouvi-lo falar, a minha alma ficava fora de si.
Procurei-o, mas não o achei; chamei-o, e ele não respondeu.
7 Encontraram-me os guardas, que faziam ronda na cidade, bateram-me, feriram-me.
Tiraram-me o meu manto, os guardas das muralhas.
Conjuro-vos filhas de Jerusalém, que, se encontrardes o meu amigo, lhe digais que desfaleço de amor.

O Coro
9 Que tem teu amado mais que os outros, ó mais formosa entre as mulheres?
Que tem teu amado mais que os outros, para que assim nos conjures?

A Esposa
10 O meu amado é forte e rubicundo, e distingue-se entre os milhares.
11 A sua cabeça é de ouro puro, as suas madeixas flexíveis são negras como o corvo.
12 Os seus olhos são como pombas junto dos regatos, que se banharam no leite e descansam junto das correntes de água.
13 As suas faces são como um jardim perfumado onde crescem plantas odoríferas.
Os seus lábios são lírios, que destilam a mirra mais preciosa.
14 As suas mãos são argolas de ouro, engastadas de rubis.
O seu peito é de marfim recoberto de safiras.
15 As suas pernas são colunas de alabastro sustentadas sobre bases de ouro puro.
O seu aspecto é como o do Líbano, elegante como os cedros.
16 A sua boca é só doçura, todo ele é encanto.
Assim é o meu amado, tal é o meu amigo, filhas de Jerusalém!”

Bíblia
O Livro dos Livros
Cântico dos cânticos

Sem comentários: