domingo, 10 de junho de 2007






"A maioria das flores brancas não conta com os pigmentos. Em vez disso, possuem pétalas cheias de buracos de ar que reflectem a luz. Pela mesma razão, a neve parece branca por causa dos buracos de ar nos cristais gelados. Diferentes disposições de células florais podem causar uma refexão difusa ou uma alta refracção, um aspecto de mate aveludado ou um brilho reluzente. Se se espremer a pétala de uma flor com buracos de ar, o ar é expulso e a pétala murcha perde a cor."

Anatomia de uma rosa

2 comentários:

graça martins disse...

Uma visita ao branco e à cor de uma Margarida assim é sempre motivo para suspiro de alívio...

Quando era garota e visitava TN com os meus irmãos na primavera, ia à fazenda do meu avô onde as margaridas, todas juntinhas, faziam colchões de branco. Ríamos e atiravamo-nos como anjos para aquela espuma de neve da primavera.

Assim, a ficar a olhar o céu e a copa das árvores que baloiçavam era naquele mar de margaridas que nos rebolávamos...felizes.

Parabéns pela exposição!
beijinhos
Graça Martins

nota: agora que vamos ter uma cidade criativa...talvez se lembrem...talvez percebam...talvez sintam...a presença da criatividade à solta...e consigam aprender a voar um pouco mais alto, deitados em chãos de flores.

a.mar disse...

Rebolemos!

:)