quinta-feira, 28 de outubro de 2010

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

«O próximo exercício é
"Sorrir, libertar.
Ao inalar, eu sorrio; ao soltar o ar, eu relaxo. Ao inalar, sorrio para o meu corpo; ao soltar o ar, acalmo o meu corpo. Ao inalar, sorrio para os meus sentimentos; ao soltar o ar, acalmo os meus sentimentos.
Sorrir, libertar." Sorrir é uma prática eficaz. Mesmo sem se sentir plenamente feliz para poder sorrir, porque sorrir é uma prática do ioga.
Pratico a ioga da boca. Mesmo que não esteja alegre, sorrir ajuda a relaxar os músculos do rosto, quando estou zangado ou com medo, os músculos ficam tensos. Se olhar para o espelho nesse momento, conseguirei ver a tensão no rosto. Entretanto, se souber como respirar e sorrir, a tensão logo desaparecerá e sentirei-me bem melhor.
Posso ajudar uma pessoa tensa sorrindo para ela, o que fará com que ela se sinta melhor.
"Ao inalar eu sorrio. Ao soltar o ar, abandono a tensão."



Thich Nhat Hanh em "A arte do poder". »
in "Em busca de prajna"
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

1 comentário:

Baila sem peso disse...

Uma "ferramenta" muito útil
para o Caminho, é o sorriso...
para tudo ele é preciso...
Quando a minha filhota era pequenota acompanho-a sempre
um quadro numa moldurinha
lembrança minha
dizia:

"Sorri sempre
ainda que o teu sorriso seja triste
porque mais triste
que o teu sorriso triste
é a tristeza de não saber sorrir"
(não sei quem escreveu, mas eu levava como lema e olha a minha princesa mesmo se lavada em lágrimas toda a gente diz que parece que está sempre a sorrir)
Tem hoje 25 anos e é um sorriso pegado, naquele rosto estampado :)))

beijinho sorridente