quarta-feira, 22 de novembro de 2006



3
Sonhos de amor

Ela
1 No meu leito, toda a noite,
procurei aquele que o meu coração ama;
procurei-o e não o encontrei.
2 Vou levantar-me e dar voltas pela cidade:
pelas praças e pelas ruas, procurarei aquele que o meu coração ama.
Procurei-o e não o encontrei.
3 Encontraram-me os guardas que fazem ronda pela cidade:
“Vistes aquele que o meu coração ama?”
4 Mal me apartei deles, logo encontrei
aquele que o meu coração ama.
Abracei-o e não o largarei
até fazê-lo entrar na casa de minha mãe,
no quarto daquela que me gerou.

5 Eu vos conjuro, mulheres de Jerusalém,
pelas gazelas ou pelas corças do campo:
não despertei nem perturbeis
o meu amor, até que ele queira.

6 Que é isto que sobe o deserto
como colunas de fumo,
exalando aroma a mirra e incenso
e todos os perfumes dos mercadores?
7 Eis a sua liteira, a de Salomão!
Sessenta soldados a escoltam,
dos mais briosos de Israel,
8 todos cingidos de espada,
experimentados no combate.
Cada um tem à cintura a sua espada,
sem temor dos perigos da noite.
9 Um dossel fez para si o rei,
Salomão, com madeiras do Líbano:
10 fez de prata os seus pilares
e o encosto, de ouro;
o seu assento é de púrpura,
o seu interior, incrustado com amor
pelas mulheres de Jerusalém.
11 Saí, mulheres de Sião, e admirai
o rei Salomão com o diadema
com que coroou sua mãe
no dia do seu casamento,
no dia de festa do seu coração.


Blíblia
o livro dos livros
grandes poemas
o cântico dos cânticos

Sem comentários: