quinta-feira, 4 de março de 2010



Estive a ver um documentário sobre o Islão e pude observar que eles têm um centro uma orientação para onde se dirigir, Meca. Que já os portugueses, na altura dos descobrimentos marítimos, tinham a intenção de destruir, pois já sentiam ser um centro de poder.

Tem um objectivo de vida, como parte de uma comunidade, que é ir até lá, estar lá com Deus.

E até me surgiu na idéia que o facto de que, nos diversos espaços sagrados onde praticam a sua religião, eles separarem homens e mulheres. Eles separam as duas diferentes energias. Com essa separação eles mantêm mais protegida a energia masculina e a energia feminina nas suas essências próprias.

Claro que o homem comum dá asas às sua imaginação interesseira e vira conceitos a seu favor e surge o abuso do poder, mas na sua essência o conceito até parace útil à saudável conservação da natureza dos dois pólos.

E os rituais, as orações virados para Meca criam vectores de energia muito fortes para aquele centro, ponto de encontro do homem com Deus.

Meca é um grande íman.

1 comentário:

Maomé O Profeta Incendiário disse...

É um grande íman sem dúvida. Se gostas tanto vai viver para o Irão. Depois conta como o teu espírito pequeno-burguês e intelectual se conciliou com o sistema. Sabes, não há como dar o corpo às convicções, especialmente aquelas mais disparatadas como a retratada neste teu artigo.
Até lá, que Alá esteja contigo... a sós...