terça-feira, 22 de setembro de 2009


O Sol é uma vulgar estrela não muito grande, cerca de 100 planetas Terra no seu diâmetro.
É uma estrela vulgar nos subúrbios da galáxia Via Láctea.
É uma bola de fusão nuclear, transformando átomos de hidrogénio em hélio.
Gera energia que é emitida por meio do espaço sob a forma de radiações electromagnéticas (luz), neutrinos e vento solar.
O vento solar é a contínua emição de electrões, protões e neutrinos provenientes da coroa solar.
A velocidade varia entre 400 e 800 km/s com densidades próximas das 10 partículas por cm3. Devido á rotação e actividade magnéticas do sol, o vento solar é variável e instável.
O aumento da emanação de radiação da superfície do Sol e da densidade de partículas carregadas gera tempestades magnéticas que deformam a magnetosfera e produzem fenómenos como as auroras polares, influem na propagaçaõ das ondas de rádio e tem efeitos na atmosfera com ionização na alta atmosfera e consequentes tempestades magnéticas.
Um fotão que chegue à superfície do Sol e se liberte, pode chegar à terra em oito minutos.
Os neutrinos são partículas sub-atómicas dificilmente detectáveis porque a sua interacção com a matéria é muito fraca, a sua carga é neutra e a sua massa é extremamente pequena.
Mais de 50 triliões de neutrinos passam pelo nosso corpo a cada segundo.
Para a passagem dos neutrinos a matéria é transparente, atravessam a Terra praticamente sem perder energia. São importantes porque a informação sobre a densidade da energia em forma de neutrinos na radiação cósmica fornece dados acerca do Universo, a sua idade, a quantidade de matéria negra, etc.

Sem comentários: