domingo, 13 de setembro de 2009

sabemos que aproximamos a nossa visão das coisas através dum microscópio e um pedaço de terra passa a ser um mundo completamente diferente, microorganismos e mais microorganismos.
Um dos meios de estudar a frequência dos tsunamis, por exemplo, é recolhendo uma amostra de solo nas margens dos rios, a uma dada profundidade e se existirem foraminíferas é sinal que foram arrastadas por grandes massas de água desde as profundidades do mar até à costa.
E a propagação das ondas faz-se mais rapidamente na água - 1200m/s - do que no ar -340m/s.
Uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou dum meio.
A gotinha de água que caiu no rio provoca uma série de ondas concêntricas cada vez maiores até que chegam ao alto mar e são ondas enormes capazes de virar barcos.
E reparei outro dia que quando as ondas do mar batem na areia provocam ondulações que voltam para trás para dentro do mar de novo. Constantemente circulam para cá e para lá perguntas e respostas de embates da água na terra.
Já uma vez o bater do meu coração estava sintonizado com essas batidas, um dia que eu fui assistir ao nascer do Sol. Reparei que estava sintonizada com o Universo ao nascer do dia ali.

Sem comentários: