domingo, 17 de maio de 2009

mais uma coisinha sobre dor dos peregrinos...
não serão aquelas bolhas, aquelas dores tremendas que se vêem no movimento e no rosto das pessoas, os troféus do nosso amigo Ego?
Quando se diz que a dor silênciou a mente, e a mente estava constantemente a dizer: desiste, estás a ultrapassar os limites do que aguentas... porque a mente é o corpo, a mente é a parte fisica do teu espírito...
Não foi Ego que a calou? Não foi o Ego que a mandou calar-se que ele estava muito feliz a ultrapassar limites e quebrar barreiras? Não me digas que não consigo, Mente... eu sou mais forte que tu. Consiguirei dissolver todas estas dores que tu, Mente, não consegues.
Quantas vezes fazemos coisas que o nosso Ego sabe muito bem que está a fazer mal, a Mente avisa-nos e nós continuamos. E depois vem o Tempo, com a sua sabedoria e implacabilidade, e nós: devia ter dado ouvidos ao meu corpo...

Há uns meses estive a fazer um trabalho de pintura, no caso, lichagem, que me arrebentou com o corpo.
Disse para mim mesma, que não voltaria a fazê-lo.
Já tenho mais uma tendinite para me mostrar que o que digo para mim mesma não tem assim tanta força.
Eu ainda estive para dizer que não o fazia, que não era trabalho para mim, mas quando vi a parede, a tinta, o tamanho a desafiarem-me, cedi. Lá fui pintar. Cá tenho o braço todo arrebentado.

Não terei que saber desistir? A dar ouvidos ao meu corpo/mente?
Não é a alma, o espírito o desvio para as minhas responsabilidades?
O meu corpo/mente como produtores de energia não são muito mais responsáveis neste Mundo, nesta Vida Universal, do que o meu Espírito/Alma?
É que eu vejo todos a trabalharem para a Alma, para a vida do Além da Vida: Deus queira isto... Seja o que Deus quiser... Quando morrer acaba-se tudo... Já não estou cá para ver...

Quando viver o espírito de que eu sou tudo e tudo acaba em mim enquanto ser, estarei a viver a minha responsabilidade mais activamente? Estarei a viver mais em Amor com o Mundo e a ser mais verdadeiro e atencioso, humilde e a adaptar-me-ei melhor ao Mundo, respeitando-o?

Essa parede, essa meta que nós nos impomos são obras do nosso Ego. O Ego que nos diz que somos mais fortes que as nossas limitações e que podemos ultrapassá-las quando queremos.
Querer é a melhor forma de mostrar que não estamos em silêncio, que temos coisas para dizer ao Mundo.

Mas
o que é o corpo?
o que é a Mente?
o que é o Espírito?
o que é o Ego?
Onde é que cada um começa e acaba?

Sem comentários: