domingo, 31 de janeiro de 2010

" Todos os seres orgânicos, que alguma vez viveram nesta terra, descenderam de alguma forma primordial na qual a vida foi pela primeira vez soprada." Darwin.

As células só nascem quando a célula se divide.

"acerca de como a vida começa:
se pudessemos conceber um pequeno lago aquecido com todos os tipos de sais amoniacais e fosfóricos, luz, calor, electricidade, etc, ... um composto proteíco, que se tenha formado quimicamente, pronto para se submeter a mudanças ainda mais complexas..." Darwin

os aminoácidos
são estruturas essenciais que se juntam para formarem complexos moleculares maiores chamados proteínas.
As moléculas operárias que se encontram no interior das células.
Há literalmente milhares de tipos estranhos e maravilhosos de proteínas freneticamente ocupadas a realizar as actividades que permitem que as células vivam.
E todas as diferentes proteínas podem ser feitas através da combinação apenas de vinte aminoácidos..
Para fabricar um única molécula de proteína como aquelas encontradas numa célula viva temos de unir toda uma cadeia de aminoácidos segundo uma ordem específica.

ADN - tem uma estrutura em dupla espiral. Ao longo do interior das duas espirais existem quatro moléculas a que chamamos bases e estão emparelhadas. São as letras químicas que formam o código genético - A, T, C, G . Isto dá ao ADN a capacidade de transportar informação.

No interior do núcleo duma célula,
a informação contida no interior do ADN é um conjunto preciso de instruções, que especificam a forma exacta de como os aminoácidos se devem juntar par fabricar as proteínas das nossas células.
Cada vez que a célula precisa fabricar uma proteína em particular, as instruções são copiadas duma parte da cadeia do ADN para uma nova molécula chamada ARN. Esta transporta para fora do núcleo da célula as instruções para a construção da proteína dirigindo-se para o ribossoma.
Este é basicamente a fábrica de proteínas da célula. À medida que o ribossoma vai percorrendo a cadeia de ARN, vai lendo as intruções e estas dizem quais os aminoácidos que se devem juntar e segundo que ordem para fabricar a proteína em causa
A célula produz milhares de proteínas por minuto só para permanecer viva.


Imagem de microscópio de uma cultura de 24 h de células transgénicas de células de Levedura com o gene do ADN da Alforreca responsável pela sua fluorescência .

Sem comentários: