sábado, 9 de janeiro de 2010

" O que distingue a maneira mística iogue da de outras religiões é a admissão de que o Esclarecimento-Libertação-Salvação provém do nosso próprio íntimo. Aí está a chave do mais elevado conhecimento. É com isto em mente que se deve procurar o verdadeiro sentido dos mantras e de todos os outros auxílios no progresso iogue. (...)
Na teoria, pelo menos, todo o budismo é místico, pois, não reconhecendo um criador omnipotente, ele ensina que não existe a quem agradar, ofender, aplacar e que, por conseguinte, toda a realização se deve processar dentro do próprio íntimo. A Escola Mahayana de Budismo, da qual a Vajrayana faz parte, vai mais longe, proclamando que o Universo inteiro resulta do jogo da Mente. Mente é a única realidade e a aparente individualidade de nossos mentes finitas resulta da ignorância da nossa verdadeira natureza, que nasce de uma ilusão primordial.(...)
in "Mantras - palavras sagradas de poder"
John Bosfeld

5 comentários:

Vítor disse...

Eu discordo deste autor quando ele diz sobre na visão budista o despertar vir de dentro, ou mesmo que tudo é a propria mente. O buddha pregava o vazio conceitual, ou seja, a realidade não pode ser teorizada e nem fixada, coisa que foi chamada de vazio, mas não significa de fato vazio. Não se pode dizer que vem de dentro, ou de fora, ou de fora e de dentro, ou que vem da mente, o que vem do destino, ou que vem de qualquer outra coisa... os despertos diziam e ainda dizem: a realidade é um mistério tão prufundo que nem mesmo os Buddhas a conseguem sondar totalmente.

Vítor disse...

Pr'u'fundu!... hahahahahahahaha!

a.mar disse...

Totalmente.

a.mar disse...

Agora vou-me rir também:
ah ah ha ha ha ah ah

a.mar disse...

cérebro, lugar do corpo, mente e espírito simultâneos = totalmente